segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Dia da Bíblia



A BÍBLIA NA IDADE MÈDIA


Do ponto de vista religioso, a idade média foi um período de grande ignorância.A Bíblia existia somente na forma de caríssimos e raros manuscritos em latim;além disso,a esmagadora maioria da população era analfabeta.
Contudo,mesmo naqueles tempos sombrios,houve homens e mulheres que se apropriaram da salvação pela fé e suportaram perseguições por anuciá-las aos demais.
A correspondência de Inocêncio III,papa no período de 1198 a 1216,demonstra seu ódio aos novos cristão: "Uma multidão de laicos,impulsionados pelo imoderado desejo de conhecer as Escrituras,tem traduzido para o idioma francês os evangelhos,as epístolas de Paulo,as reflexões morais que o livro de Jó contém e vários livros mais, com o culpável e insensato propósito de se reunir em secretos conciliábulos,nos quais não temem pregar uns aos outros".
Quando se pensa no trabalho que uma tradução representava,no tempo necessário para se copiar manualmente todos aqueles textos,ficamos maravilhados em ver o amor desses crentes pela Palavra de Deus e a abnegação deles em relação a Cristo.
Hoje, como em todo o passado,somente a Bíblia pode conduzir os homens á salvação.
Será que nós ,cristãos do século XXI,temos apreciado o privilégio de podermos ter á nossa disposição a palavra de Deus .de lê-la e de ter a liberdade para difundi-la?

A ORIGEM HUMANA DA BIBLIA

Na atualidade a Bíblia é considerada um livro, mas ela é um conjunto de escritos antiguíssimos, incluindo livros, cartas e registros.
Na realidade é uma pequena coleção de manuscritos; ao todo são 66 manuscritos, sendo que 39 deles estão na sua primeira parte (Antigo Testamento) e 27 na segunda parte (Novo Testamento).

Cada ´livro´ da Bíblia possui um nome que foi idealizado pelos povos que pertencia o escritor. Muitos livros receberam o nome do próprio autor (Isaias, Jeremias) outros receberam o nome do protagonista da história do livro (Josué, Rute), apesar de não serem estes os escritores.
Os livros do Velho Testamento foram escritos por Hebreus, uma antiga civilização que descendia de Abraão um homem caldeu. Dos Hebreus surgiram outra civilização os Israelitas, que tiveram uma grande participação nos escritos do VT; desta nação surgiram os Judeus, que também contribuíram para a coleção de manuscritos.

Raros escritores eram não judeus ou descendentes dos hebreus (Lucas).


Todo o dia é dia de ler a Bíblia
Que Deus abençõe
Obrigada Senhor pela tua Palavra que é fonte de vida para toda a humanidade

lâmpada para os meus pés é a tua palavra,e luz para o meu caminho.salmos 119:105

Um comentário:

  1. Foi comemorado ontem dia 13 o dia da Bíblia
    Uma marcha pra Jesus com toda a igreja Assembléia de Deus de Campina Grande Pb
    Foi uma benção.

    ResponderExcluir