segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Mulheres do Caminho -conheça e Faça Parte desse ministério


A história do Mulheres do Caminho

No final da década de 1970, a principal área de operações da Portas Abertas era a Europa Oriental. Em suas viagens para a Romênia, Ben Compajen¹ levava sua esposa, Didi, algumas vezes consigo. Enquanto Ben se reunia com os homens, Didi passava algum tempo com as mulheres, na cozinha.

Didi Coman passou a conhecer e a perceber as necessidades daquelas mulheres, que enfrentavam grandes períodos de solidão.

Durante a década de 1980, Anneke Companjen, esposa do presidente emérito da Portas Abertas Internacional, recebeu a triste notícia que uma irmã vietnamita havia cometido suícidio enquanto seu marido estava preso. Esse foi um momento decisivo para que a direção da Portas Abertas se conscientizasse da necessidade de um ministério que cuidasse das mulheres da Igreja Perseguida.

Um a um, os diretores das bases da Portas Abertas foram conquistados pela causa. Como resultado dessa conquista, nasceu o livro Lágrimas e Sorrisos, com testemunhos de irmãs, colhidos nas visitas feitas à Igreja Perseguida.

Por causa do livro, o envolvimento de mulheres começou a crescer naturalmente. Por todo o mundo, os corações das mulheres eram tocados. Equipes de campo criaram oportunidades de contato com as mulheres da Igreja Perseguida, e os viajantes prazerosamente aproveitaram tais oportunidades. Para Anneke e outras, que não haviam planejado ou previsto isto, tudo o que acontecia era um sinal de que as mulheres da Igreja Perseguida estavam, com certeza, no coração de Deus.

No Brasil, houve um esforço para mobilizar as mulheres em favor da Igreja Perseguida. Em 1984, foi lançado o Projeto Ana, que tinha como objetivo unir as irmãs brasileiras para interceder pelas mulheres da Igreja Perseguida. Apesar da adesão de algumas irmãs, o ministério não se consolidou.

Os anos se passaram e pudemos observar, no dia a dia da Portas Abertas, como as irmãs brasileiras abraçam a causa da Igreja Perseguida com amor e dedicação. O coração dessas mulheres é uma terra fértil para lançar a semente do ministério Mulheres do Caminho.

¹ Irmão do presidente emérito da Portas Abertas Internacional, Johan Companjen.

http://www.portasabertas.org.br/mulheres/sobre.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário